PCA

Um dos órgãos do corpo humano mais agredido no trabalho é a audição. Já que, Dentre todos os agentes do risco físico o que possui maior incidência no trabalho é o ruído. Por não poder ser visto, o ruído muitas vezes é ignorado como risco causador de danos que é.
img_pcaMilhares de trabalhadores sofrem com o ruído de seus locais de trabalho, sejam eles internos ou externos.

Esse agente √© preocupante, pois a exposi√ß√£o a ele causa interfer√™ncia na sa√ļde, bem estar e qualidade de vida das pessoas, o fator de grande influ√™ncia √© o tempo de exposi√ß√£o e intensidade desse ru√≠do, pois pode haver grande exposi√ß√£o e baixa intensidade ou vice-versa, mas as duas situa√ß√Ķes podem causar danos a sa√ļde do trabalhador.

Como proteção ao trabalhador existem várias leis e normas que buscam adequar o tempo de exposição e a concentração do agente ao dia a dia de contato. Dentre eles destacamos o PCA que é o Programa de Conservação Auditiva, com o intuito de preservar a audição do indivíduo, sendo ele portador ou não da perda auditiva, visto que o programa é direcionado a prevenção.

Como documento base a elaboração desse programa atende aos seguintes requisitos legais:

PCMSO e PPRA, (Portaria N¬ļ 24, 1994)

Portaria N¬ļ 19 de 09/04/98 do MTb

OS N¬ļ 608 de 05/08/98 do MPS 2.

Este programa é desenvolvido através de adoção da implantação de rotinas nas empresas para que se consiga a prevenção ou a estabilização das perdas auditivas ocupacionais.

Atualmente, cresce significativamente a fiscalização dentro das empresas quanto à necessidade de se implantar o Programa de Conservação Auditiva.

Para que se possa realizar a preven√ß√£o e o acompanhamento da Sa√ļde Auditiva do trabalhador, n√£o basta que se realize apenas as audiometrias. √Č por meio do Programa de Conserva√ß√£o Auditiva (PCA) que se pode tra√ßar medidas preventivas para proteger o indiv√≠duo de riscos a que est√£o expostos na empresa no que diz respeito √† sua audi√ß√£o.

Sendo assim, inicie o mais rápido possível a implantação do Programa de Conservação Auditiva em sua empresa, evitando multas e advertências por parte da fiscalização.

Entre em contato conosco, aqui na BRASIAUDIO n√≥s¬†cuidamos dos seus colaboradores e¬†da sa√ļde auditiva da sua empresa.

Audiometria

audiometria-213x168Realizamos também exames de AUDIOMETRIA que é a melhor solução para identificar a perda auditiva.

A audiometria é um exame que avalia a audição e deve ser realizado por pelo profissional especializado: fonoaudiólogo. O paciente, no interior de uma cabine, é testado para sua audição. O resultado é expresso em um audiograma, que é um gráfico que revela as capacidades auditivas do paciente.

E, para melhor atendê-los, se houver preferência, levamos os nossos equipamentos e profissionais até a empresa para que não precisem mudar a rotina de trabalho dos colaboradores. Respeitamos assim, o turno de trabalho de cada setor, o que contribui para que todos os colaboradores daquele turno realizem as audimetrias. Não é necessário ter que liberar o funcionário da produção para ir até uma empresa externa . Além de que, muitos são solicitados a realizar os exames no dia de sua folga, fazendo com que eles percam boa parte do dia para isso.

Quando vamos até a empresa, organizamos os exames por turno e com isso, todos os funcionários presentes naquele turno realizam os exames. Como não é necessário se preocupar com datas específicas e esporádicas para liberação de cada grupo de funcionários, os exames podem ser realizados em poucos dias, atendendo a todos os turnos. O trabalho realizado desta forma, torna-se mais organizado para a empresa e o custo-benefício com certeza compensa significativamente. Além disso, os resultados são entregues com mais agilidade, já que os exames foram realizados de forma organizada e concisa.

Conte com a BRASIAUDIO, estamos √° disposi√ß√£o para cuidar da sa√ļde auditiva da sua empresa.