Rua Monsenhor Manoel Meireles, 175 - Vila Paraiba - Guaratinguetá - SP -
12 98285-9090

12 3013-018312 2103-3750

12 98285-9090

Rua Monsenhor Manoel Meireles, 175 - Vila Paraiba - Guaratinguetá - SP -

Programa de conservação auditiva

PCA.jpg
PCA

Um dos órgãos do corpo humano mais agredido no trabalho é a audição. Já que, Dentre todos os agentes do risco físico o que possui maior incidência no trabalho é o ruído. Por não poder ser visto, o ruído muitas vezes é ignorado como risco causador de danos que é.
[img_pca] Milhares de trabalhadores sofrem com o ruído de seus locais de trabalho, sejam eles internos ou externos.

Esse agente é preocupante, pois a exposição a ele causa interferência na saúde, bem estar e qualidade de vida das pessoas, o fator de grande influência é o tempo de exposição e intensidade desse ruído, pois pode haver grande exposição e baixa intensidade ou vice-versa, mas as duas situações podem causar danos a saúde do trabalhador.

Como proteção ao trabalhador existem várias leis e normas que buscam adequar o tempo de exposição e a concentração do agente ao dia a dia de contato. Dentre eles destacamos o PCA que é o Programa de Conservação Auditiva, com o intuito de preservar a audição do indivíduo, sendo ele portador ou não da perda auditiva, visto que o programa é direcionado a prevenção.

Como documento base a elaboração desse programa atende aos seguintes requisitos legais:

PCMSO e PPRA, (Portaria Nº 24, 1994)

Portaria Nº 19 de 09/04/98 do MTb

OS Nº 608 de 05/08/98 do MPS 2.

Este programa é desenvolvido através de adoção da implantação de rotinas nas empresas para que se consiga a prevenção ou a estabilização das perdas auditivas ocupacionais.

Atualmente, cresce significativamente a fiscalização dentro das empresas quanto à necessidade de se implantar o Programa de Conservação Auditiva.

Para que se possa realizar a prevenção e o acompanhamento da Saúde Auditiva do trabalhador, não basta que se realize apenas as audiometrias. É por meio do Programa de Conservação Auditiva (PCA) que se pode traçar medidas preventivas para proteger o indivíduo de riscos a que estão expostos na empresa no que diz respeito à sua audição.

Sendo assim, inicie o mais rápido possível a implantação do Programa de Conservação Auditiva em sua empresa, evitando multas e advertências por parte da fiscalização.

Entre em contato conosco, aqui na BRASIAUDIO nós cuidamos dos seus colaboradores e da saúde auditiva da sua empresa.
« Voltar